Como saber o chamado de Deus para minha vida

Chamado é algo muito importante na vida de um crente. Desde o ventre da nossa mãe, Deus já colocou um chamado na nossa vida, e basta a nós, descobrirmos.

Como diz o pastor Lucinho Barreto: “que bom se todos fossem preocupados com o chamado que Deus tem para cada um!”

Graças à Deus, desde os 7 anos de idade o Senhor me mostrou o ministério que Ele deu para mim, mas confesso que foi com 11 que “comecei” a entender, e com uns 15 anos, comecei a ter a certeza. (Hoje eu tenho absoluta certeza hehe)

Mas para quem ainda não sabe seu chamado seu ministério, e tem vontade de saber (Glória a Deus pela sua vida), esse post vai te dar boas dicas para você se descobrir.

Nunca se esqueça que antes mesmo de nascermos, o Senhor nos deu uma missão: Anunciar o Evangelho à toda criatura. Mas Ele colocou em cada um, uma forma diferente de ensinar esse Evangelho tão lindo e maravilhoso! Alguns é por meio da pregação, outros da ministração do louvor, da dança, de obras sociais. Enfim, existe um leque de possibilidades, e espero que as três dicas abaixo, que eu vi em uma ministração do Lucinho e achei tooop, ajudem cada um de vocês a se descobrir.

 

  • 1ª dica: Buscar à Deus

“E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado. / Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.” (Atos 13:2-3)

O texto diz que os apóstolos estavam buscando ao Senhor, orando e jejuando.
Quando perguntamos para o Espírito Santo qual o nosso chamado, perguntamos para Ele o rumo que devemos tomar, e isso é muito especial. Você busca à Deus para saber com quem você deve casar, busca à Deus para saber que curso deve fazer… Deus nos responde não é? E vai responder muito mais se você buscar a Deus para saber qual a obra específica que Ele quer que você realize. Porque trazer a obra de Deus para a terra, levar o nome de Jesus para as pessoas é muito vago. É muito vago dizer: “Eu nasci para levar a Glória do Senhor à todos os lugares”. Amém!!! Mas de que forma? É trabalhando com criança, em um programa de TV, escrevendo um livro, pregando num culto, fazendo um esporte para atrair as pessoas a Deus? Se você leva isso a sério comece a buscar e jejuar, assim como os apóstolos, que no meio da busca incessante, o Espírito Santo respondeu.

 

  • 2ª dica: Procure saber quais são os seu melhores dons.

Geralmente sua missão está ligada aos seus dons. Aquilo que Deus já plantou dentro de você, aponta para um chamado que Deus tem para você. Por exemplo, você não tem nada a ver com criança, você não suporta trabalhar com criança, ai você vai trabalhar com elas? Você pode até se envolver uma vez ou outra, mas você não vai fazer disso o seu chamado/ministério.
O pastor Lucinho, por exemplo, gosta de trabalhar com jovens. Isso está dentro dele, ele não tem que levantar de manhã cedo e dizer: “Ai que canseira deixa eu levantar que ainda tenho que atender um adolescente”. Não, trabalhar com jovens está dentro dele.

Quais são os seus dons?

– Você tem o dom de servir? Provavelmente irá trabalhar na área social;
– Você tem o dom de cantar? Se envolva no louvor;
– Você tem o dom de falar? Se envolva na escola bíblica, nas pregações;
– Você tem o dom de escrever? Escreva para a Glória de Deus;

FIQUE ATENTO AOS SEUS DONS!

 

  • 3ª dica: Olhe as suas indignações

Geralmente os nossos chamados estão ligados às nossas indignações também! Por exemplo, o que te deixa indignado?

– Jovens e adolescentes sem Deus: Você fica louco de tristeza quando você vê um Rock in Rio, aquela quantidade de jovens se perdendo, bebendo, se drogando, se prostituindo. Te entristece? Ou seja, se sua indignação é essa, o seu chamado é esse;
– Crianças e mendigos jogados nas ruas: Você se sente quebrado quando os vê neste estado? Seu chamado está ligado à área social;
– Ignorância, ver pessoas que não sabem nada da palavra de Deus: Se sua tristeza é essa, então você vai dar aula na escola bíblica, como um professor de seminário.

QUAL A SUA GRANDE INDIGNAÇÃO?

Espero de coração que esse post tenha ajudo à tirar as dúvidas em relação à chamado. E fica um conselho: NUNCA DESISTA! Eu fiquei dois anos lutando, me preparando, e aperfeiçoando o dom que Deus me deu. Deus nos dá o dom, mas também nos dá a capacidade de moldá-lo e de cada vez melhorá-lo, e hoje eu estou começando a ver os frutos e como Deus me usa e capacita a cada dia, e nunca me arrependo de ter esperado o tempo d’Ele, que é diferente do nosso, é o tempo perfeito! Então, em relação à esse dom que Deus te deu, peça sempre a direção e a capacidade do Senhor, que cada vez mais Ele te use e capacite, e que todos os dias haja um renovo, que você nunca caia na mesmice! SEMPRE VALE À PENA estudar, treinar quando as coisas são para o Senhor.
E você que ainda não sabe seu chamado, ore, jejue incessantemente (como os apóstolos fizeram) e tome posse da sua vitória, porque no meio da oração, o Espírito Santo irá te responder! Eu tomo posse, e você??

Graça e Paz!

Karen D. Ghedin

Anúncios

45 comentários em “Como saber o chamado de Deus para minha vida

      1. Oi sei e sinto cada vez Mais que tenho um chamado pois tenho Fome e Sede da palavra e o Mundo inteiro ouvirá Que agora sou do Senhor

    1. Oi Rafael! Como deixei claro no início do post, “as três dicas abaixo, que eu vi em uma ministração do Lucinho e achei tooop, ajudem cada um de vocês a se descobrir.”
      Ou seja, não deixei de citar referência :)) A paz querido, Jesus abençõe!!

  1. Gostei muito , me ajudou bastante. A grande indignação realmente nos ajuda a entender nosso chamado. Amo ajudar,servir e o que mais me indigna é ver injustiça por toda parte. Gostaria muito de ter o poder de mudar muitas leis injustas e o poder de fazer valer verdadeiramente outras eficazes que infelizmente no Brasil muitas vezes estão apenas nos códigos de leis, apenas no papel. Postado por Adriana Viana Gama – Campos dos Goytacazes, RJ.

  2. Uma bênção de Deus esse artigo, me ajudou muito e tão lindo ler um artigo desse direcionado aos nossos corações. Que Deus te abençoe gradiosamente amada♡E que seu ministério possa crescer cada vez mais e que um dia estejamos cantando em um lindo coral lá no céu Adorando e Exaltando os Reis dos Reis

  3. Obrigada, muito obrigada 🙂
    Eu gosto muito de escrever, vou rezar, vou ficar atenta. Não sei ao certo como usar isso, não tinha pensado em relacionar isso com as coisas que me indignam.
    Muito obrigada!
    Que Deus te abençoe!! Continua com esse lindo trabalho.

  4. Nossa eu to chorando aqui….entrei pra pedir isso sobre chamado que me aperta o coração e me ajudou muito a entender …meu Deus obrigada pelas dicas…

  5. Amei esse artigo!!! Me ajudou muito. Não sabia se tinha o chamado ou não. Agora vejo que tenho. Mas…será que algumas pessoas tem mais de um chamado? Pois amo louvar á Deus, gosto muito de falar de Deus com meus alunos e com pessoas que necessitam(principalmente os doentes), e odeio a violência. Mas… o que me deixa indignada e me tira do prumo são pessoas passando necessidades, principalmente as que passam fome, enquanto que outros disperdiçam. Mas… orarei e jejuarei para que nosso Deus me dê discernimento. Amém!? Um forte abraço e fique na Paz do Senhor.

    1. Olá Telma! Que bom que você gostou 🙂 a verdade é que cada um tem seu chamado, mas não necessariamente deve-se limitar a ele. Se possui a oportunidade de fazer coisas diferentes em prol do reino, é tudo válido! Jesus abençoe!

  6. Olá.
    Gostei muito do post.
    Eu amo cantar,comessei agora a solar e louvar na igreja,mais sempre tive amor e vontade mais a vergonha da minha voz tomava conta.
    Eu me sinto muito bem quando canto.
    Mais depois do culto acabar,a pergunta se minha voz ficou feia ou se eu,errei,desafinei…não sai da minha cabeça.
    Vem no meu pensamento de que esse não é meu dom.
    Mais depois me dá vontade de melhorar cada vez mais.
    Não que seja para o mundo,coisa da carne.
    mais sim porq não quero fazer qualquer coisa,e,sim dar o meu melhor pra Deus.
    Como eu devo pedir confirmação se esse é meu dom.??

    1. Olá Bianca 🙂
      Você está falando com uma das pessoas mais envergonhadas e mais exigentes consigo mesma.
      Sou dessas que se avalia nos mínimos detalhes sabe? Que tem um grau de exigência lá nas alturas.
      Mas através de orações sinceras com Deus, Ele me falou sim que eu devo estudar, devo melhorar, mas não pra impressionar pessoas, e sim pra melhorar pra Deus.
      A gente costuma estudar pra faculdade, pro trabalho, estamos sempre nos atualizando… Por que nas coisas de Deus deveria ser diferente?
      Te indico isso: estuda bastante, e pede capacidade pra Deus, pq só Ele pode te ajudar a melhorar.
      Outra coisa, ora pra Deus da seguinte maneira: Deus se é esse meu ministério, queima no meu coração. Faz eu querer melhorar, estudar, e tira de mim esse complexo de inferioridade. Entra no meu coração e mostra oq queres de mim (obvio, faça com suas palavras). Eu fiz essa oração uma vez e adivinha? O louvor queimou mais ainda no meu coração 🙂
      Depois me conta oq Ele te disse 🙂 E lembre-se: Ele te deu um dom pra agradar a Ele somente! Não fica dando ouvidos pra muita gente, isso atrapalha muito e até nos afasta do nosso chamado! Beijo!

  7. A paz minha Irmã !!!
    Que maravilha esse post, quantas pessoas nesse momento cresceram com esse seu intendimento sobre o chamado de Deus. Já não sou muito jovem, e sempre fui envolvido no mundo empresarial ignorando de uma certa forma o meu chamado na obra de Deus, é importante acrescentar que não temos como fugir desse compromisso quando chamado para seara do Senhor… As vezes, corremos o risco até de sofrer serias consequências em nossas vidas quando não obedecemos,como Jonas. Muitas vezes perguntei pra o Senhor; Poque eu?? chorei muito…Eu não queria, depois de muito tempo reconheci que não foi em vão os dons que Deus me deu. A prova é tão grande, que os dois filhos que tenho, Gabriel de 3 anos, e Beatriz de 6 anos, ministram cultos em casa brincado entre eles, imitando o pai.
    Agradeço a DEUS por sua vida, muitas benção viram através dos dons que Deus te deu.
    Estarei aqui aguardando os testemunhos.
    benção e paz!!!!!

    1. Olá Cícero! Eu também era dessas que chorava não aceitando os dons que Jesus tinha me dado. Por muito tempo deixei a vergonha e a timidez dominar meu coração e me atrasar do cumprimento do meu chamado. Glórias Deus pela sua vida e que seus filhos sejam instrumentos nas mãos do Pai!!

  8. Obrigado..Vc me ajudou muito…Vou fazer arrisca .. Que Deus continue te abençoando com toda sorte espiritual nos lugares celestial em Cristo JESUS.. Abraços

  9. Olá.Sou a Sammy,quero mt saber qual o chamado pra minha vida :/ na vdd as vzs acho q até sei.tenho mt vontade de ministrar/cantar e até dançar…Só q sou mt tímida e n consigo falar em público.Mas esse não é o maior problema,faz 5 anos q me coverti e não soube manter minha intimidade com Deus . Eu o busco em casa,nos cultos mas dps me sinto vazia,só. Sofro mt por isso,quero voltar a queimar com a presença de Deus como no 1* amor,como quando me batizei nas águas. Eu sinto tanta saudade,eu me sentia tão completa,feliz,agora são só sdds 😦 preciso mt de ajuda.De conselhos . Pfv

    1. Olá Samanta 🙂 Sobre timidez eu entendo bem hauhaua mas o melhor conselho que posso te dar é buscar ao Senhor continuamente, e ser bem sincera com Ele. Fale em suas orações que você quer deixar a timidez de lado pra fazer a obra d’Ele, e que você quer queimar de amor diariamente. A palavra de Deus fala “Pedi e dar-se-vos-a”. O Senhor é o maior interessado em nos ver queimando de amor e fazendo a obra 🙂 Não desista de orar, ler a bíblia e também ler livros cristãos, irão te ajudar muito. Beijos

  10. Venho por meio desse comentário pedir conselhos. Sinto mt vontade de ministrar,cantar…pra obra de Deus. Só que estou passando pela fase + difícil na minha vida cristã. Faz 5 anos q me converti e não soube manter minha intimidade com Deus.Me afastei da sua presença,já tentei voltar várias vezes mas ainda não consegui permanecer nos caminhos do Senhor… fiz vários planos,várias tentativas ….mas parece q foi tudo em vão 😦 me sinto vazia,sem nenhum propósito,eu tenho tanta saudade do tempo q ardia com a presença de Deus,sdds do primeiro amor ,do começo de td . Eu quero mt voltar a esse tempo,só q tds as minhas tentativas fracassaram. Penso mt em desistir mas sei q isso só deixaria minha situação pior. Pleassse Help. Samanta Reylos

  11. Olá, estamos em Maio de 2017 e achei seu post no google. Gostaria primeiramente de agradecer a Deus por ter colocado no seu coração a vontade de escrever sobre esse assunto, já que tantas pessoas (assim como eu) ainda não sabem muito bem qual é o seu chamado na casa de nosso pai.
    Estou passando por algumas decisões na minha vida desde o meio do ano passado. Voltei para a igreja há pouco tempo, mas estou empenhada e crendo principalmente que sou digna sim do que Deus tem para a minha vida. Mesmo quando não estava indo à igreja procurei ter um relacionamento com Deus e com as suas dicas percebi que durante toda a minha vida sempre soube quais são as minhas qualidades, só não sabia o porquê e nem para quê usá-las. Mais uma vez obrigada por suas dicas, e que Deus te abençoe grandemente. Beijos. Tayná.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s