O poder do perdão

Então Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quando ele pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Eu digo a você: Não até sete, mas até setenta vezes sete.
(Mateus 18.21-22)

Que o perdão é essencial e necessário a gente já sabe desde os primórdios. A gente já leu na bíblia, já ouviu o pastor falar… Perdoar é preciso. Mas é fácil?

Creio que é uma das coisas mais difíceis. Quando se fala de emoções, do nosso interior, é tão complicado né? É difícil remover uma marca, sarar uma ferida, esquecer algo que nos fez tanto mal. Porém é muuuito pior guardar para si, o estrago pode piorar.

Sabe com o que o rancor, a mágoa podem ser comparados? A uma ferida. Você caiu, machucou a perna, nasceu uma ferida, e em vez de você tratá-la, passar remédio, fazer um curativo, você simplesmente deixa ela ali, aberta. Ai ela inflama, sangra, e pode ser tornar algo muito pior. O rancor é a mesma coisa.

Sabe, não é fácil perdoar ou pedir perdão, mas é libertador. Vou contar um fato que aconteceu comigo há 8 anos e sim, eu só liberei perdão e pedi perdão esses dias…

No ensino médio eu tinha uma amiga muuito chegada, aquela amiga que era um grude sabe? Estudávamos juntas, dormíamos uma na casa da outra, íamos nas festinhas juntas. Até que após anos de amizade, um dia ela teve uma atitude que eu não gostei. E o que eu fiz? Me afastei, falei que achei errado. Ihh, muita água rolou, muitas palavras foram lançadas, muita mágoa nasceu.

Eu fiquei magoada pela atitude dela, e ela ficou magoada com a minha falta de atitude. O que aconteceu? Paramos de nos falar. O ensino médio acabou e aí sim, perdemos totalmente o contato.

Ano passado ela me seguiu no Instagram, eu segui também. Porém sabe quando tu olha as fotos e tu pensa: nossa, a gente se magoou demais né? Porém eu segui a vida, parei de pensar nisso. Só que o meu coração sabia que eu não tinha liberado perdão.

Durante a quarentena, essa minha amiga do passado ficou nos meus pensamentos, e eu sentia que precisava pedir perdão pra ela. Assim como eu me senti magoada, ela também ficou muito magoada comigo. E eu, como cristã, que lê a bíblia, que ora, é meu dever pedir perdão.

Semana passada acordei com essa amiga na cabeça. Eu pensei: “não é possível Deus, essa história já aconteceu há muito tempo…” E Deus disse: “sim, e ainda não foi solucionada, né?”

Almocei e fui lavar a louça. E enquanto lavava, Deus ministrava muito ao meu coração a respeito de perdão (Deus fala nos momentos mais simples, na louça lavada, no café, na hora do banho). E então eu decidi que pediria perdão a ela.

Na mesma hora veio um pensamento em mim: “E se ela dizer que não te perdoa? Se ela jogar nos grupos e rir da tua cara?” Deus nem deixou esse sentimento florescer por completo, na horinha Ele já me disse: “E daí? Eu quero que tu faça a tua parte, o que ela fazer, é problema dela”.

Lá fui eu, chamar ela no Instagram (não tinha como ser pessoalmente, por mais que seja melhor, mas estamos em quarentena né). Escrevi um breve textinho relatando que eu precisava pedir perdão, que eu sabia que magoei ela, que não queria ter agido daquela forma, etc, etc, enfim, pedi perdão!

Ela respondeu quase que instantaneamente (ainda bem, porque esperar uma resposta gera ansiedade né? heheh). Ela disse que ficou muito surpresa com meu contato, que não esperava, mas que era pra eu não me preocupar, porque ela já tinha me perdoado há muito tempo. Disse que aquela situação tinha deixado ela muito magoada, mas que o perdão era necessário e que ela não guardava mágoa nenhuma de mim.

E eu? Senti 10kg saírem dos meus ombros. Sério!! É uma sensação indescritível. Na hora já orei, agradeci a Deus por ter sondado o coração dela e por ela ter me perdoado de maneira tão real.

E Ele? Me disse que sim, que o perdão alivia fardos, que Ele tava feliz com minha atitude e que sempre que eu seguir o direcionamento dEle, eu nunca serei envergonhada e confundida.

E você? Precisa pedir perdão ou perdoar alguém? Decida fazer isso hoje! É libertador! A mágoa nos corroe por dentro e nos distancia da vontade soberana de Deus. É difícil, é doloroso, mas escolha PERDOAR.

Com amor,
Karen Denoni

Deixe um comentário